Aumente a autoridade do seu domínio e impulsione seu site!

Saiba mais!


	

Como melhorar sua produtividade durante o home office?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Team PopFay
em junho 25, 2021

Compartilhe agora mesmo:

Como melhorar sua produtividade durante o home office?

Ter um local de trabalho adequado, ergonomicamente pensado, é uma das principais medidas para ter um bom desempenho no home office. Talvez seja o momento para comprar cadeira gamer, uma boa mesa de estudo e uma luminária e criar um espaço que proporcione meios para a tão buscada produtividade. Neste artigo separamos outras dicas de como ser produtivo trabalhando em casa.

Busque um lugar silencioso

Pode ser complicado, mas você deve montar seu espaço de estudo no ambiente mais silencioso da casa, com menos circulação de pessoas e ruídos. O silêncio te ajudará a criar a concentração necessária para que você desenvolva suas tarefas diárias.

Evite distrações

Além de silencioso, o espaço escolhido deve ter o mínimo possível de distrações, como televisão, por exemplo. Se puder, fique sem mexer no celular, colocando ele no silencioso ou no modo não perturbe. Você ainda pode configurá-lo para travar os aplicativos no seu horário de trabalho.

Ilumine bem o espaço

Invista na luz natural do ambiente, organizando o cômodo de tal forma que os móveis não se tornem um obstáculo para a luminosidade. Se isso não for possível, crie uma boa iluminação artificial. Um exemplo é ter lâmpadas em trilho ou apostar em luminárias. Segundo a ergonomia, se você escreve com a mão direita, deve manter um ponto de luz à esquerda; já se você for canhoto, faça o contrário.

Crie um ambiente saudável

Um espaço bem planejado não só gera mais produtividade, como também reduz o risco de acidentes e de doenças ocupacionais, além de diminuir a propensão de problemas de cunho emocional, como estresse e ansiedade.

Todos os elementos precisam ser pensados para gerar conforto e bem-estar no momento de trabalho. A cadeira, por exemplo, deve sustentar a coluna e seus pés devem alcançar o chão; joelhos e cotovelos devem formar um ângulo de 90°; e os braços devem ficar repousados no apoio da cadeira, relaxando os ombros.

O teclado e o mouse devem estar nivelados em uma altura pouco abaixo dos cotovelos, para que as mãos não flexionem para cima e não haja lesões. Você deve, de vez em quando, alterar a mão com que usa o mouse, para não gerar esforço repetitivo.

A tela do monitor deve estar à sua frente, com a distância de um braço em relação ao rosto, e a borda superior deve estar na altura dos olhos. A recomendação é diferente se você usa óculos bifocais: nesse caso, a tela deve estar um pouco abaixo dos olhos para gerar mais conforto visual.

Faça pausas em um outro ambiente

De vez em quando, pare suas tarefas e dê uma volta pela casa. Saia do ambiente de trabalho, se alongue, respire profundamente, caminhe pelo cômodo. Isso ajudará a retomar o foco e oxigenará seu cérebro para novas ideias e soluções de problemas. Experimente!

Hidrate-se

Tenha água por perto, como uma garrafa na sua mesa de trabalho. Hidrate-se com frequência e faça boas refeições longe do espaço de trabalho. Não coma enquanto trabalha, mas sim equilibre sua rotina para ter esse momento de pausa.

Defina metas claras e atingíveis

É muito importante que você tenha um horário de trabalho preestabelecido, para não se dedicar horas demais e ficar exausto. Faça como se estivesse na empresa e se organize para, nesse tempo, fazer aquilo que precisa ser feito.

Liste tarefas e reuniões, use agenda, planner ou aplicativos para se organizar e, principalmente, construa metas exequíveis. A conclusão das metas lhe trará bem-estar e gás para ser ainda mais produtivo.

Gerencie seu tempo

Reiterando a dica anterior, tenha tempo para tudo. É preciso ter um momento para pausas de descanso e, principalmente, para fazer as refeições diárias. Gerencie bem seu tempo. Para isso, você pode usar métodos como o pomodoro, em que você trabalha intensamente por um período de tempo e tem pausas rápidas frequentes.

Você pode, por exemplo, trabalhar sem nenhuma distração por 25 minutos, com um cronômetro marcando o tempo. Quando o alarme apitar você deve fazer um intervalo de 3 a 5 minutos e voltar ao trabalho imediatamente. Após quatro ciclos desse você faz uma pausa mais longa, de 10 a 30 minutos, e recomeça o trabalho.

Você vai gostar também:

0 0 votes
Review
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Crie Pop Ups grátis!

Crie PopUps grátis exclusivas para o seus site agora!

0
Adoramos feedback! Deixe seu comentário!x
()
x